João Fonseca tem se destacado recentemente no cenário do tênis, surpreendendo a todos com sua incrível habilidade. Para avaliar sua importância, vamos compará-lo aos maiores nomes do tênis mundial, como Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic, quando tinham a mesma idade.
No momento, João Fonseca está classificado em 60º lugar no ranking da ATP, com um título ATP (ATP 250 de Buenos Aires) e três títulos em torneios Challenger, tudo isso com apenas 18 anos e seis meses de idade.
Aos 18 anos e seis meses, Djokovic ocupava a 78º posição no ranking, sem títulos ATP e com três títulos de Challenger. Nadal estava em 51º lugar, com um título ATP e dois títulos de Challenger. Enquanto isso, Federer estava na 49º posição, sem títulos ATP e apenas um título de Challenger em seu histórico.
Os feitos de João Fonseca são, no mínimo, comparáveis ou até superiores aos do Big 3, o que ressalta o enorme potencial do jovem brasileiro.
O atual número 1 do mundo, Jannik Sinner, ocupava a 73ª posição no ranking aos 18 anos e seis meses, sem títulos ATP, mas com os mesmos três títulos de Challenger que João Fonseca.
Por outro lado, Carlos Alcaraz possui números impressionantes nessa faixa etária, sendo considerado uma das maiores promessas do tênis. No entanto, suas estatísticas não estão tão distantes das de João. Aos 18 anos e seis meses, o espanhol já estava em 32º lugar no ranking, com um título ATP e quatro títulos de Challenger.
Com a oportunidade de aumentar suas conquistas neste mês, João Fonseca competirá no Masters 1000 de Miami, após a vitória no Challenger de Phoenix. Com mais pontos em disputa, ele poderá alcançar posições ainda mais elevadas no ranking da ATP, solidificando sua posição como uma das grandes promessas do esporte.